News September 14, 2020

C40 Cities Finance Facility anuncia parceria com Paranacidade

Solar PV
  • Encontro: Sexta-feira 4 de setembro de 2020
  • ORGANIZAÇÕES ENVOLVIDAS C40 GIZ Paranacidade
  • SETOR Energia renovável

Na sexta-feira, dia 4 de setembro, o C40 Cities Finance Facility celebrou a parceria com a Paranacidade, serviço social autônomo  do Estado do Paraná que tem como objetivo principal promover políticas do governo estadual de desenvolvimento institucional, urbano e regional. 

O CFF apoia as cidades de Curitiba e Rio de Janeiro no desenvolvimento de seus projetos solares fotovoltaicos. Como parte desse apoio, o CFF se dedica a gerar conhecimento, com base na experiência do programa em Curitiba e no Rio de Janeiro, que podem ajudar outros municípios no Brasil a realizar ações em estágio inicial para entregar seus próprios projetos fotovoltaicos. 

Por outro lado, o Paranacidade, em conjunto com o Green Building Council Brasil (GBC Brasil), vem promovendo iniciativas de cooperação, desenvolvimento e execução de ações relacionadas à implantação do Projeto Zero Energy, comprovando que o consumo de energia local pode ser “chegar a zero”, implementando uma combinação de ações de alta eficiência energética e energia limpa em sete municípios do Estado do Paraná.

Nesse contexto, o CFF e o Paranacidade compartilham o objetivo comum de trabalhar com os municípios para apoiar o desenvolvimento urbano sustentável. Por isso, C40, GIZ e Paranacidade celebram um Memorando de Entendimento (MoU) para permitir que os municípios da região planejem e implementem projetos de eficiência energética, bem como ações relacionadas à geração de energia limpa e renovável.

Picture 1
Para comemorar o início desta Parceria e a recente assinatura do MoU, foi realizado um encontro virtual com representantes do C40 Cities for Climate, GIZ e Paranacidade.

Geraldo Luiz Farias, Assessor Superintendente do Paranacidade, moderou o evento, destacando o objetivo comum das organizações de “proporcionar bem-estar e oportunidades econômicas às pessoas”.

Do C40, Ilan Cuperstein, Vice Diretor para a América Latina, afirmou que enquanto o C40 é uma rede de 94 megacidades comprometidas com o enfrentamento da crise climática, “um dos nossos esforços é compartilhar conhecimento também com as cidades não C40 e é dentro dessa lógica que estamos muito animados em celebrar nossa parceria entre Paranacidade e o C40 Cities Finance Facility. ”

James Alexander, Chefe do CFF do C40, e Henri Gebauer, Chefe das Operações Municipais dentro do CFF (representando GIZ), mencionaram a importância deste tipo de parceria, especialmente no que diz respeito à divulgação de conhecimentos e lições aprendidas aos municípios do estado do Paraná, portanto apoiando o desenvolvimento regional do Brasil.

Paranacidade está alinhado com a Agenda 2030 da ONU e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Todos nós queremos ver o cumprimento das metas do ODS, especialmente a meta 11
James
James Alexander DIRECTOR OF CFF CITIES FINANCE FACILITY

O CFF coordenou recentemente a entrega de uma série de webinars sobre a implantação de projetos fotovoltaicos no Brasil. Graças ao apoio do Paranacidade, cada conferência contou com a presença de mais de 100 participantes. Em relação a essa colaboração, James afirmou “quando compartilhamos informações e criamos os fóruns para fazer isso, as pessoas avançam mais rapidamente e de forma mais sustentável”.

Após João Fávaro de Oliveira, Assessor de Projetos Sênior do CFF em Curitiba, e Geraldo Luiz Farias anunciarem os principais pontos do MoU, João Carlos Ortega, Diretor de Paranacidade e Secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Estado do Paraná, forneceu valiosas observações.

No seu discurso de encerramento, João Carlos Ortega mencionou como a pandemia COVID-19 está a impondo dificuldades às finanças dos municípios e esta é uma das razões pelas quais é necessária uma mudança para o investimento em energia verde.

A geração de energia limpa, como fonte alternativa de energia, alivia o custo dos gastos com combustíveis fósseis, o que, no longo prazo, abre espaço para investimentos em outros setores. Além disso, é uma boa ação no combate às mudanças climáticas e na promoção da sustentabilidade para o meio ambiente.
Joao Carlos Ortega
João Carlos Ortega SECRETARY OF URBAN DEVELOPMENT AND PUBLIC WORKS

Com esta nova parceria, “estamos a criando uma nova história”, afirmou João Carlos Ortega. Juntos, o CFF e o Paranacidade atuarão em conjunto em ações relacionadas à geração de energia limpa e também no apoio aos municípios na elaboração de projetos que tenham enfrentado as maiores dificuldades de atração de investimentos.

O encontro contou ainda com a presença de: Selene Aparicio, Gerente Regional de Engajamento para América Latina do CFF, Aris Moro, Gerente Sênior de Conhecimento e Parcerias do CFF, e Camila Mileke Scucatto, Diretora de Operações do Paranacidade.